sábado, 22 de março de 2014

American Hustle (David O. Russell, 2013)

American Hustle tem sido descrito como um filme de Scorsese com pouco açúcar e calorias, uma versão light de clássicos como Goodfellas e Casino; em certa medida, não dá para discordar. Dois vigaristas vêem-se a contas com a polícia, numa malha de intenções e esquemas onde todos tentar ser mais espertos que todos, qual deles o mais extravagante e idiossincrático, com muito ritmo nos diálogos e na montagem e estando os anos 70 em pano de fundo. Logo a abrir temos até a voz-off característica (apesar de cair em desuso ao longo das duas horas de duração) que apresenta Irving e Sydney, para nos dar um resumo das suas expectativas e do que têm feito até determinado ponto. Ele é gordo e criativo a nível capilar, realçando-se a verdadeiramente impressionante transformação física de Christian Bale, ela foi stripper e tenta adaptar-se às circunstâncias, não renunciando ao crime, e Amy Adams sai-se sempre bem a fazer de ranhosa destemida que exerce influência sobre a sua cara-metade, viu-se em The Fighter e The Master. Apaixonam-se.

As homenagens chegam ao ponto de algumas cenas parecem vir de um copy/paste qualquer. Louis CK lembrará fisicamente, para os mais atentos, Chuck Low, que interpretou o vendedor de perucas comicamente estrangulado com o fio dum telefone por não querer pagar a protecção da máfia em Goodfellas. Surpresa: aqui, o ruivo com excesso de peso leva com um na testa. Isto para nem falar na presença de Robert De Niro. Sim, a escolha entende-se pela lógica de David O. Russell ter transferido colaboradores dos seus filmes anteriores para o presente, mas este caso em particular parece também ser uma tentativa de dar credibilidade à sua incursão por um género que até agora lhe era estranho. Em Casino estávamos no meio do crescimento de Las Vegas, em American Hustle somos envolvidos na fundação de Atlantic City como hoje existe, ou seja, num antro de jogo na costa este americana.

Russell foca-se quase exclusivamente nos actores: para além do casal protagonista, aparece Bradley Cooper, o polícia Richie DiMaso, que tenta dar passos maiores do que as pernas, Jennifer Lawrence, a esposa-troféu de Irving, uma loira platinada desmiolada que traz soluções e problemas em igual medida, e Jeremy Renner, o mayor que até é honesto e se preocupa com os cidadãos, porém acaba por ser arrastado para negócios ilegais. Os adereços abundam, na onda das emulações, e talvez afoguem o argumento, mas seria injusto dizer que não está aqui um conjunto de personagens que ganham uma força incrível graças a estes nomes. Cada um vive o seu papel com credibilidade e liberdade, para além da caracterização está o talento e a confiança no realizador que permitem passar a ideia de que tudo é improviso e que permitem cenas como o karaoke de Rosalyn enquanto limpa a casa ou as palmadas de Bale no rabiosque de Adams.

Dá um gozo tremendo decifrar os subterfúgios, as hesitações, as excitações, as palermices resultantes das suas interacções; no fim fica-se com dificuldade em entender aqueles vídeos dos bastidores acrimoniosos de I Heart Huckabees que corriam no Youtube ou como é que alguém como Russell irritou, em tempos idos, George Clooney de tal forma que este o esmurrou no set de Three Kings. O próprio encara esta fase da carreira como uma segunda oportunidade, e essa realidade tem estado presente desde The Fighter. Em American Hustle, quando Richie prende Irving e Sydney, oferece-lhes uma, ajudá-lo a compreender os métodos de fraude usados na altura para capturar corruptos, ganhando como troca uma redução nas penas ou mesmo absolvição, contudo isso é apenas o início. A relação do casal é a base da história e começa a ser testada a partir daí; quando fazem as pazes e tentam limpar a porcaria que fizeram o filme reencontra a adrenalina que se esvai em alguns momentos intermédios e conduz a conclusões satisfatórias.

7/10

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