11 de Janeiro de 2015, ano novo! Chegou o dia dos TCN Blog Awards... 2014? É verdade, desta feita o evento que congrega o melhor da blogosfera de cinema e TV foi adiado umas semanas, podendo quase dizer-se que passa a ser o evento de abertura da award season, que depois se prolonga por outras zonas geográficas, inclusive Hollywood. Yup, tudo começa com umas dezenas de cromos fechados no mesmo espaço durante uma tarde a morfar, a ver vídeos, a distribuir prémios e a trocar piadas.
Sendo esta a terceira vez consecutiva que marquei presença, posso dizer que os TCN Blog Awards já se tornaram uma espécie de tradição para mim. Reservo um dia por ano para me deslocar da Invicta à Capital sem pensar duas vezes e é um prazer viajar umas horas de comboio, almoçar à beira-rio, passear por algum recanto, como, mais uma vez, pude fazer, graças à meteorologia favorável (para um nortenho, pelo menos), e conviver com tanta gente que sofre da mesma patologia que eu: uma compulsão irresistível pelo ecrã, seja o grande ou o pequeno.
Sem dúvida que esta edição foi mais descontraída e emotiva que as anteriores. Apesar do maior peso organizacional, o Carlos Reis conseguiu que este evento não caísse por terra e transformou-o mais num encontro, menos num espectáculo, mais Globos de Ouro, menos Óscares, com mesas e comida, sem plateia, grandes convidados especiais e luzes constantemente apagadas. Aposta ganha. Acho que todos os participantes deram, como nunca, valor ao privilégio que é esta reunião.
Apesar de não ter ganho na categoria em que estava nomeado (Melhor Blog Individual) e começar a tornar-me no DiCaprio desta cena (quatro anos, cinco nomeações, zero vitórias - o que vale é que saco resmas de modelos) gostei de ver espaços muitos personalizados de cinema como o Close-Up, o CinemaXunga ou o Hoje vi(vi) um filme levarem para casa a mítica claquete de acrílico. Parabéns a todos os vencedores, o prémio maior, Blogger do Ano, em especial, foi bem entregue ao Rui Alves de Sousa.
Para além destas pessoas, deixo também um abraço para o habitual mestre de cerimónias Manuel Reis, que já merece um TCN especial ou um normal pelo podcast no TVDependente, o Edgar Ascenção, claramente fundamental nesta empreitada, o Nuno Reis (Antestreia) e a Rita Santos (Not a film critic) pela companhia e boa disposição, e todos aqueles com quem troquei algumas palavras, beijinhos ou apertos de mão e me fizeram, mais uma vez, voltar ao Porto com a sensação de que a deslocação valeu a pena.
Over and out!
PS: Alguém leve um carregador para o bandido do Pedro CinemaXunga no próximo ano.
Vencedores dos TCN Blog Awards 2014:
- Blogger do Ano: Rui Alves de Sousa (Companhia das Amêndoas e Espalha-Factos)
- Melhor Blog Individual: Hoje vi(vi) um filme
- Melhor Blog Colectivo: TVDependente
- Melhor Novo Blog: Milímetro a Milímetro
- Melhor Crítica de Cinema: La Vie d'Adèle (Close-Up)
- Melhor Crítica de Televisão: Band of Brothers (Rick's Cinema)
- Melhor Artigo de Cinema: E O Netflix Português? (CinemaXunga)
- Melhor Artigo de Televisão: Um Artigo Com Bolinha Vermelha (Parte I) (TVDependente)
- Melhor Entrevista: Entrevista a António-Pedro Vasconcelos (Espalha-Factos)
- Melhor Reportagem: LEFF2013 (Rick's Cinema)
- Melhor Iniciativa: Já vi(vi) este filme (Hoje vi(vi) um filme)
- Melhor Rubrica: Posters Caseiros (brain-mixer)
- Melhor Página: Última Sessão (Última Sessão)
- Prémio Memória: Francisco Mendes (Pasmos Filtrados)
Posso ajuramentar que não te vi trocar beijinhos com o Manuel Reis, o Edgar Ascensão, ou o Nuno Reis!
ResponderEliminarAh e se tu és o Leonardo DiCaprio eu sou a Amy Adams! Para o ano ficas para a After Party com a maltinha!
Não foi por falta de vontade, fica para a próxima, lolol.
EliminarJá temos direito à mesa do centro só com as nomeações 8) Só faltou isso mesmo!
Um abraço, certamente nos veremos novamente para o ano ;)
ResponderEliminarSem dúvida!
EliminarObrigado caríssimo! Será que te vi e não sei? Gostaria de te ter cumprimentado!
ResponderEliminarUm grande abraço e bom ano,
rui
Estavas emocionado e muito solicitado, não era caso para menos :) Parabéns!
EliminarIsso foi ao princípio, até estava a dizer ao sr. Barata para não ficar nervoso, se fosse ao palco receber o prémio, e quem acabou por fazer uma bonita figura fui eu :p
EliminarHehe, normalmente é quando se tem menos expectativas que corre melhor. No fim de contas, até ganharam os dois :)
Eliminar