domingo, 20 de novembro de 2011

TOP5: Federico Fellini

05. The White Sheik (1952)
O segundo filme de Fellini é também um dos mais jocosos, a vazar uma romântica inocência, num olhar simples à conturbada lua-de-mel de um casal muito diferente que encontra se encontra no fim.

04. City Of Women (1980)
Completamente diferente do anterior, uma viagem louca e sem fronteiras pelo sub-consciente de Fellini, talvez o seu filme mais delirante e derivativo, mas com um charme e uma criatividade e um Mastroianni únicos. Ah, e enormes seios!

03. La Dolce Vita (1960)
Provavelmente o filme mais conhecido e reconhecível de Fellini, sem dúvida um marco do cinema europeu, cheio de sequências brilhantemente orquestradas e uma fotografia a preto e branco impecável. A cena da fonte Trevi nunca será esquecida. Muitos serão surpreendidos pelo aparente corte narrativo a meio do filme, que surge de forma repentina para mostrar mais facetas da vida de Marcello.

02. I Vitelloni (1953)
Cómico mas acima de tudo nostálgico. Nostálgico por um passado mais inocente, por um passado mais despreocupado, pela juventude que passa tão rápido que por vezes nos interrogamos sobre se a teremos aproveitado correctamente e completamente. Notável a rápida sucessão de curtos planos-sequência final, a que Martin Scorsese se refere com particular admiração no documentário "My Voyage In Italy".

01. 8 1/2 (1963)
Perfetto.

6 comentários:

  1. Fellini é um realizador que ainda não tive o prazer de ver. Apesar de tudo, La Dolce Vita e 8 1/2 são filmes que anseio visionar.

    Abraço
    Frank and Hall's Stuff

    ResponderEliminar
  2. Todos eles valem a pena, mas sem dúvida que esses são os mais conhecidos. Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  3. Estamos de acordo nas medalhas de prata e de bronze. Já a de ouro, entrego-a a La Strada :)
    A seguir, e sem ordem de preferência, O Conto do Vigário, Julieta dos Espíritos, Amarcord.
    Gosto muito da fase neo-realista de Fellini. Talvez a partir de uma dada altura tenha "caído" no exagero circense, mas não deixou de ser um visionário. Um dos meus realizadores preferidos de todos os tempos.

    ResponderEliminar
  4. Então estamos de acordo em 2 do top3, bem bom :) O Conto do Vigário nunca vi, mas eu gosto de todas as fases do Fellini, mesmo os mais derivativos, daí ter o City Of Women em #4. Sem dúvida um visionário, sem dúvida um dos meus preferidos também :)

    ResponderEliminar
  5. Completamente de acordo! Mas para mim faltava só o La Strada :)

    ResponderEliminar
  6. Um grande filme :) Com Fellini não é fácil escolher. Também gosto muito do Roma, não tem história nenhuma, mas é maravilhoso!

    ResponderEliminar