sexta-feira, 29 de março de 2013

Zabriskie Point (Michelangelo Antonioni, 1970)

Pode-se considerar que Antonioni esteve frequentemente à frente do seu tempo - L'Avventura, por exemplo, foi tão revolucionário em termos de ritmo e gestão do silêncio e de um acontecimento que nunca chega a ter resolução e passa completamente para segundo plano, que aos apupos tumultuosos com que foi recebido em Cannes seguiram-se inúmeras reconsiderações e a sua influência ainda hoje é sentida. Já Zabriskie Point continua a dividir cinéfilos. Como considero que poucos filmes conseguem exprimir a confusão e a necessidade da juventude da altura em encontrar novos caminhos, novos ídolos, novas modas, novas ideias, acho-o fascinante na sua estrutura episódica. O final é dos melhores da carreira de Antonioni, o que é dizer muito. A acompanhar as imagens, incluindo algumas das cenas mais delirantes, como a orgia no deserto, ouve-se um tesouro algo esquecido: uma das quatro bandas-sonoras da autoria dos Pink Floyd. Neste vídeo está todo o material composto pela banda, que não aparece no filme na sua totalidade.

4 comentários:

  1. de acordo, e pode-se dizer que o "delírio musical" dos Pink Floy marca a diferença neste filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Até não sei se não será mesmo a melhor banda sonora deles.

      Eliminar
  2. Já vi o filme, recordo-me mal dele em geral excepto do "explosivo" final que tem ao som da "Come in Number 51, Your Time is up" (que é na verdade, uma variante da "Careful with that axe, Eugene").

    A banda foi um pouco preguiçosa pois segundo me lembro, eles não se entenderam bem com o realizador, que não gostou da completa banda-sonora que o PF fizeram para o filme todo e apenas usou no filme 3 faixas (que são as que estão no disco com a soundtrack do filme (sim, tenho), alinhando ainda por cima canções de outras bandas.
    É pena que os Pink Floyd nunca editaram um disco com as canções todas, pois há bastantes momentos bons até. Não há de forma oficial mas há os bootlegs onde todas essas faixas ganharam a luz do dia... cof cof cof... thanks net... cof cof cof.

    Ainda assim, os Pink Floyd lançaram oficialmente duas banda-sonoras, a "Obscured by clouds" (razoável) e a do filme "More" (que é um disco excelente mesmo!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Armindo, este vídeo contém toda a banda sonora dos Pink Floyd para este filme! :D Não sabia que se tinham dado mal, mas realmente na versão final estão poucas músicas. Tenho de voltar a ouvir a More.

      Eliminar