domingo, 22 de dezembro de 2013

TCN Blog Awards 2013

Eis que chega Dezembro e, com ele, o frio, o Natal, as rabanadas (de forno e, por vezes, de vento) e também mais uma edição dos TCN Blog Awards, os prémios preferidos da blogosfera nacional de entretenimento e da eurodeputada Edite Estrela, que marcou presença enquanto convidada, bem como a actriz Ana Moreira, a directora da revista Empire Sara Afonso, os jornalistas Vítor Moura, Joana Latino e Rita Marrafa de Carvalho, os filhos de Rita Marrafa de Carvalho, entre outros.

Como sempre, a condução do evento pelo Manuel Reis é um verdadeiro "tour de france" de comédia, energia e improviso e, mesmo que o seu podcast no TVDependente não tenha sido nomeado para Melhor Iniciativa este ano, a sua boa disposição é contagiante e essencial. Podia era ter avisado que me ia chamar a palco para uma rábula adaptada d'O Preço Certo em Euros. Não por eu ter problemas em encarar o público, apenas porque me tinha dado tempo de comprar um queijo da Serra para lhe oferecer.

Continua a ser um orgulho e uma surpresa ver o meu nome entre os nomeados mais uma vez na categoria de Melhor Crítica de Cinema, aquela que premeia o que mais gosto de fazer, escrever sobre filmes. Em três anos fui nomeado quatro vezes, o que, a juntar à excelente reposta que recebi dos meus colegas bloggers e que recebo de vocês, seguidores, regularmente, me deixa humilde. Muitos parabéns à Catarina D'Oliveira pela vitória com um texto sobre o Side Effects no Close-Up.

Estendo a mesma saudação aos restantes vencedores, com uma ressalva especial também para o Tiago Ramos (Split Screen), os irmãos Teixeira (Caminho Largo) e a Sofia Santos (girl on film), meus colegas no Círculo de Críticos Online Portugueses (CCOP), por terem levado uma claquete para casa cada. A organização foi inexcedível, e, tirando alguns problemas técnicos da praxe (se bem que desta feita tenha sido possível ver e ouvir as curtas planeadas, Branco e M Is For Macho), tudo correu às mil maravilhas.

Uma última palavra de apreço para o Francisco Rocha (My Two Thousand Movies) pela companhia e a boleia antes da cerimónia, aos irmãos Teixeira, que, comigo, formaram uma secção exclusiva a engenheiros no auditório, ao Nuno Reis (Antestreia) pela paciência durante o jantar (juntamente com o Manuel Reis, a Rita Santos do Not a film critic e o irmão Manuel) e a viagem de regresso, e à CP, que bem podia ser um dos patrocinadores dos TCN Blog Awards. Talvez assim a minha viagem fosse mais barata!

Vencedores:
Blogger do Ano: Aníbal Santiago (Rick's Cinema)
Melhor Blogue Individual de Cinema: Caminho Largo
Melhor Blogue Colectivo de Cinema: À Pala de Walsh
Melhor Blogue de TV: TVDependente
Melhor Novo Blogue: A Janela Encantada
Melhor Crítica de Cinema: Side Effects (Close-Up)
Melhor Artigo de Cinema: Terror no Cinema (Movie Wagon)
Melhor Iniciativa: Um Filme, Uma Mulher (girl on film)
Melhor Rubrica: Brain-Collection (brain-mixer)
Melhor Reportagem: Fantasporto 2013 (Split Screen)
Melhor Entrevista: Sasha Grey (À Pala de Walsh)
Melhor Site: APS Portugal
Prémio Memória: Cláudia Arsénio (Wasted Blues)

6 comentários:

  1. Pela parte que me toca, obrigado pela referência e obrigado pelo reconhecimento e companhia na cerimónia. Engenheiros (e arquitectos) ao poder, porque de construção também se faz o Cinema :)

    De resto, também terias dado um bom vencedor, não fossem as tuas críticas invariavelmente muito boas, do melhor que esta blogosfera tem para nos oferecer na área, como aliás este texto, carregado de humor, boa disposição e informação, bem o exemplifica.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe, há que puxar a brasa à nossa sardinha :D Agradeço os elogios. Abraço

      Eliminar
  2. Ora então fica já combinado para Janeiro de 2015: levamos-te ao palco outra vez. Não te esqueças do queijo da serra. Para mim, que o Manuel tem que ter cuidado com o colestrol! Tenho pena de não ter ido jantar com vocês.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lolol está registado :D Pode ser que dê para comer o queijo depois ao jantar (que este ano foi algo encurtado pelos horários da CP, mas foi muito agradável na mesma).

      Abraço

      Eliminar
  3. Caramba como apoio essa do IC patrocinar os TCN e podia patrocinar durante o ano todo :P

    Adoro andar de comboio, mas caramba sai tão caro :S

    Ainda bem que pudeste vir, este ano tive menos tempo para dois dedos de conversa (foi só um). Pode ser que te apanhe no novo e futuro melhor festival do Porto (segundo o Nuno Reis, estou confiante).

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita, é mesmo xD Até ia mais vezes a Lisboa, para mim é um prazer, só é pena o preço!

      Na boa, chegámos em alturas diferentes. Esse festival já está a criar muito buzz entre os bloggers, com sorte torna-se numa espécie de encontro também no Porto :)

      Abraço

      Eliminar