segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Shock Corridor (Samuel Fuller, 1963)


Shock Corridor abre com uma frase do poeta grego Eurípides: "Aqueles que Deus deseja destruir, primeiro enlouquece." Por outro lado, também devemos assumir que Deus não envereda por caminhos tão dramáticos sem justa causa, pelo que Johnny Barrett irá perder o juízo por um grave pecado. Qual? A vaidade, certamente. Ele é um jornalista inflamável que decide perseguir de forma insidiosa o louvável sonho de ganhar um Pulitzer. Durante um ano elucubra um plano, que consiste em forçar a sua namorada, a stripper Cathy, a fazer-se passar por sua irmã (pelos vistos, ninguém confere a veracidade do parentesco), pela qual ele estará sexualmente atraído desde tenra idade, o que constitui um óbvio distúrbio mental. O objetivo é ser internado num manicómio onde ocorreu um assassinato por explicar e deslindar o mistério por conta própria. Uma premissa algo rebuscada, que origina uma valiosa viagem pela mente humana. Depois de muito treino na área da psicologia, com o aval do seu arrogante editor, Barrett pensa ter adquirido preparação suficiente para iludir os médicos que o seguirão e para manter a sanidade perante a pressão mental a que se irá submeter voluntariamente e sub-repticiamente. Desde cedo que se torna claro que estava certo quanto à primeira parte e errado quanto à segunda. Cathy apela sempre ao bom senso e à humildade, mas em vão, rodeada que está por proto-prostitutas no trabalho e tubarões com zero de sensibilidade fora dele. Vê-la ajudar, relutantemente e sem receber reconhecimento, o homem que ama para o fazer feliz à medida que o perde gradualmente para a demência é aflitivo.

Fuller é um realizador brusco com muito para dizer. Sem contemplação pela excelência técnica e com um grande sentido prático, faz a história avançar com a secura irónica da pulp fiction, povoando-a de pequenos momentos de melodrama e exploitation (com direito a uma mulher a despir-se em palco e ninfomaníacas algo agressivas), não esquecendo, no entanto, que, por detrás do circo que rodeia Barrett a partir do momento em que entra no State Mental Hospital, estão pessoas. Essa humanização da loucura, herança distante do filósofo francês Michel Foucault, é a força de Shock Corridor e um legítimo pretexto para explorar questões latentes da sociedade americana. Afinal, fora do hospício, o circo é ainda maior e tem ainda mais palhaços.

Três dos reclusos presenciaram o homicídio, mas os métodos da polícia aquando da investigação foram insuficientes para extrair pistas sobre a identidade do perpetrador. Aos poucos, Barrett identifica e socializa com as testemunhas - um jovem que julga ser um general da Guerra Civil americana, um físico que se comporta como uma criança de 6 anos e um preto que adquiriu a personalidade de um membro do Ku Klux Klan. Cada um foi sujeito a provações inumanas e representa os extremos a que pode levar uma má estrutura familiar, o racismo, a corrida às armas nucleares ou a guerra, que são denunciados em pequenos momentos de clareza. Os movimentos de câmara e o enquadramento aproximam-nos da subjetividade de cada paciente, cujos monólogos são conspurcados com sibilinas imagens a cor. O convívio diário com estas realidades, a submissão a tratamentos médicos nocivos e a pressão de executar a tarefa que o levou àquele asilo quebram Barrett, fazem-no acreditar que Cathy é mesmo sua irmã, fazem-no ter lapsos de memória, fazem-no perder a voz e o seu futuro fica cada mais distante da glória que persegue cegamente e mais próximo de ser escravizado pelas quatro paredes que o rodeiam. Na sequência mais simbólica do filme, a tempestade que inunda a alma do jornalista exterioriza-se e invade o estreito corredor principal da ala que habita. Neste momento falsamente catártico, temos a confirmação de que Barrett está perdido. Shock Corridor não é subtil nem particularmente bem feito, mas é de uma eficácia tremenda.

8/10

5 comentários:

  1. Eu adorei. Estas visitas a hospícios podem sempre ser uma viagem fantástica. Neste caso foi.

    A pouco e pouco Barret começa a ganhar repulsa pela namorada comos e da sua irmã se tratasse. É daqueles filmes que se vê logo que não vai acabar bem.

    Fuller em grande, aliás nunca o vi em baixo.

    ResponderEliminar
  2. Este é mais consensualmente considerado o melhor filme de Fuller. Eu gosto um pouco mais do The Big Red One, e em terceiro vem o Park Row.
    O Fuller era jornalista, e isso influenciou muito este filme e o próprio Park Row. Dizem que este filme foi uma das principais influências do Shutter Island.

    Boa critica :)

    ResponderEliminar
  3. Loot: é mesmo isso, logo no início vê-se logo que as coisas só podem piorar a partir daí...

    Francisco: Obrigado! Realmente é notória a influência no Shutter Island, outro filme de que gosto bastante :)

    ResponderEliminar
  4. Ena, eu que o filme é muito bem feito, e parece-me que adequa perfeitamente o tom aos meios disponíveis. Se tivesse travellings imaculados, e pormenores técnicos a saltar à vista, deixava de transbordar loucura por tudo quanto é lado. É um diamante em bruto, quase reportagem montada à pressa, talvez, com uma filosofia tablóide gritante, mas acho que é tudo pensado, e muito muito bem pensado. E acho-o muito melhor que o Shutter Island.. Quero muito ver o Hugo, mas acho que o Scorsese tem andado muito desinspirado desde o "Casino".

    ResponderEliminar
  5. Gangs Of New York marcou certamente o início duma nova fase na carreira de Scorsese, com filmes mais acessíveis e amplos, mas continuo a gostar imenso de tudo o que faz. É verdade que Hugo parece divergir mais do que qualquer outro das características que associamos a Scorsese, e eu próprio, que ainda não o vi, estou de pé atrás, apesar de todo o louvor que tem conseguido. Seja como for, Bringing Out The Dead, Gangs Of New York e The Departed são grandes filmes, para mim.

    ResponderEliminar