domingo, 18 de agosto de 2013

Seal Team Six: The Raid On Osama Bin Laden (John Stockwell, 2012)

Como seria de esperar, a busca e a morte de Osama Bin Laden começam a alimentar a máquina de Hollywood. Em Janeiro de 2013, Zero Dark Thirty recolheu cinco nomeações para os Óscares, das quais apenas uma se materializou num prémio, mas ficou reforçada a ideia de que a América sente uma enorme atracção pelos episódios mais negros e dúbios da sua história, desde Pearl Harbor à guerra do Vietname ou ao assassinato de John F. Kennedy. Antes, o National Geographic transmitiu este Seal Team Six.

Pelos olhos de vários intervenientes na operação, a acção desenrola-se a um ritmo consistente, explorando o trabalho dos militares, da CIA e dos agentes infiltrados e realçando as incertezas que têm de ser mitigadas para o ataque ao complexo onde o terrorista vivia com grande parte da família no Paquistão ser aprovado. Entrevistas com as personagens, como se se tratasse de um documentário, servem de interlúdios – dispensáveis, já que o argumento é bastante auto-explicativo.

O maior ponto de interesse é guardado para o fim, com a reconstituição da missão (cujo objectivo é apenas revelado à equipa no momento em que são mobilizados para a empreenderem). Os tiroteios realistas, os planos POV e o ambiente nocturno, para além da satisfação da curiosidade mórbida em ver um homem ser alvejado até à morte, tornam a cena intensa q.b.. Obama aparece todo o lado, omnipresente, enquanto Osama é apenas uma sombra fugaz e sem rosto na escuridão.

Facilmente se reduziria o filme a uma hora, cortando os dramas cliché e desinteressantes vividos dentro da Seal Team Six, que não levam a lado nenhum. Teria mais relevo perceber melhor o dia-a-dia dos agentes no terreno que fazem a papa toda para a CIA, chegando mesmo a entrar no complexo, disfarçados de junta médica. Com mais ou menos exatidão quanto ao que aconteceu (supostamente as câmaras nos capacetes são um mito, por exemplo), este tele-filme é competente e, claro, revestido de fascínio histórico.

6/10

Sem comentários:

Enviar um comentário