quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

TOP5: Jimmy Stewart

Uma das caras mais reconhecíveis da história do cinema, Jimmy Stewart ganhou popularidade a interpretar repetidamente filhos e chefes de família da classe média. O seu timing cómico e voz gaguejante encontraram em You Can't Take It With You, The Philadelphia Story e The Shop Around The Corner o território perfeito para serem mais que tiques e se tornarem carismáticos. Depois de um longo período de interregno, no qual serviu o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, reatou a sua colaboração com Frank Capra, no clássico natalício It's A Wonderful Life. Mais tarde viriam Rear Window e Vertigo com Alfred Hitchcock, Winchester '73 e The Naked Spur com Anthony Mann, entre outros. A sua versatilidade ficava, então, provada e documentada. Quando em 1985 ganhou um Óscar honorário, a justificação foi "por 50 anos de interpretações memoráveis, pelos seus ideais elevados, no ecrã e fora dele, com o respeito e amizade dos seus colegas." Eis os meus cinco filmes preferidos (sem repetir realizadores):

05. The Philadelphia Story (George Cukor, 1940)

04. Winchester '73 (Anthony Mann, 1950)

03. Harvey (Henry Koster, 1950)

02. Anatomy Of A Murder (Otto Preminger, 1959)

01. Vertigo (Alfred Hitchcock, 1958)

8 comentários:

  1. Todos de altíssima qualidade. Talvez destacasse aqui o Harvey, bem lembrado. Stewart foi um génio da representação, por demais carismático e distinto. Pessoalmente, ficarei para sempre com as suas interpretações nos filmes de Anthony Mann...de resto, se me permites, como falei aqui: http://caminholargo.blogspot.pt/2013/10/percursos-2.html

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Harvey é uma pérola por vezes esquecida, mas é um enorme papel do Jimmy Stewart e ninguém me tira a ideia de que serviu de inspiração para o Donnie Darko :P

      Claro que permito, gosto muito dessa crónica e só tenho pena de ainda não os ter visto a todos!

      Eliminar
  2. Desta pequena lista apenas mantinha 2 títulos: "Vertigo" e "Anatomy of a Murder". Os outros três seriam substituídos por "Sop Around the Corner" (1940), "The Man Who Knew Too Much" (1956) e o obrigatório "It's A Wonderful Life" (1946)
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o It's A Wonderful Life ficaria em sexto, tanto o filme como a interpretação, é o melhor Capra/Stewart. Ainda não vi o The Man Who Knew Too Much! O Rope também é muito bom e vale pelos planos-sequência.

      Eliminar
  3. A minha preferida é o Mr Smith Goes to Washington. Um filme maravilhoso :)

    Excelente lista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos Capra/Stewart só não gosto do You Can't Take It With You, é demasiado feel-good, muito forçado e às vezes algo irritante. Já o viste?

      Obrigado :)

      Eliminar
    2. Eu por acaso gosto do seu lado "feel-good". Vi há algum tempo na edição nacional em DVD, uma cópia completamente "ranhosa", em que falta por vezes o som e que a imagem é terrível.

      Eliminar
  4. Já agora, faço também uma menção honrosa para o The Mortal Storm, que é um pouco esquecido, mas é um filme extremamente sólido.

    ResponderEliminar