Não é possível ver Intruder In The Dust sem pensar em To
Kill A Mockingbird (1962). Ambos lidam com casos de afro-americanos detidos
injustamente na sequência de um crime, expondo o racismo que domina a população
e que acaba por afetar os respetivos advogados de defesa. O foco recai sobre as
crianças que os rodeiam, desestabilizando a inocência dos filhos de Atticus
Finch (Gregory Peck), vítimas impotentes da tensão social gerada na adaptação
do romance de Harper Lee, e moldando o carácter do sobrinho de John Stevens
(David Brian), parte ativa na procura de justiça nesta adaptação do romance de
William Faulkner.
Logo aí há uma diferença importante. As personagens
principais de um ocupam grande parte do seu tempo de ecrã com brincadeiras
próprias da infância, por vezes testemunhando ou sofrendo as consequências do
reacionarismo que a história pretende denunciar, sem o combater ou sequer
compreender, ao passo que, no outro, o jovem Chick (Claude Jarman Jr., um dos
mais reconhecíveis menores de idade da era de ouro de Hollywood) está a entrar
na adolescência e, quando sua vila é abalada pelo suposto assassinato de um
homem branco por um homem preto, adquire à força uma perceção de determinadas
questões adultas, para além de ser essencial para provar a inocência de Lucas.
Essa evolução obriga a que Intruder In The Dust seja mais
direto e negro, basta dizer que Chick chega a abrir a campa do defunto, contra
todos os pressupostos legais, descobrindo-a vazia e forçando uma nova direção
na investigação em curso. Quando no início é capaz de dar ordens a alguém com
uma cor de pele diferente da sua só por achar que tem esse direito adquirido,
no fim tem consciência plena de que existem desigualdades. Um importante
exemplo é o de Miss Habersham (Elizabeth Patterson), que, apesar dos seus quase
80 anos, oferece resistência à vontade popular de vingança contra Lucas,
expondo a tendência para a despersonalização em dinâmicas de grupo.
O recurso a cenários reais do Mississippi, terra natal de
Faulkner, também lhe dá uma vantagem, a apresentação do sul impiedoso é vívida.
A queda num rio congelado força o primeiro encontro entre Chick e Lucas. As
mansões das famílias brancas contrastam com as barracas das famílias pretas. Areias
movediças escondem um corpo sem vida. Por esta altura, Clarence Brown já havia
sido nomeado para o Óscar de Melhor Realizador seis vezes, ficando patente um
pragmatismo que só a experiência pode atribuir. Sem tribunais, sem melodrama,
sem grandes discursos, este filme retrata o estado de coisas com uma crueza
extraordinária.
8/10
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