terça-feira, 17 de janeiro de 2012

TOP5: Grim Reaper

05. Vampyr (Carl Theodor Dreyer, 1932)
Dreyer cria um dos mais assombrosos e memoráveis filmes de terror de que há memória. Nem completamente mudo nem completamente sonoro, totalmente uma experiência única.

04. The Phantom Carriage (Victor Sjöström, 1921)
O cinema mudo gera aqui uma obra-prima subestimada, um filme nórdico sobre uma lenda nórdica. Frio, muito frio.

03. Metropolis (Fritz Lang, 1927)
Metropolis é um marco - não só pelas histórias que se foram criando à sua volta, como pela sua inegável qualidade e espírito visionário. A aparição do Grim Reaper neste filme assinala o início do fim duma utopia, uma aparição repentina mas marcante.

02. Monty Python's The Meaning Of Life (Terry Jones, 1983)
Adoro esta comédia. Ainda mais do que os 2 outros filmes dos Monty Python. Sim, mesmo. Impossível desgostar dum filme que põe a Morte a dizer "shut up, you american. You americans, all you do is talk and talk and say "let me tell you something" and "I just wanna say". Well you're dead now, so shut up."

01. The Seventh Seal (Ingmar Bergman, 1957)
A definitiva aparição da Morte num filme, a caminhar a terra para cobrar uma vida através dum jogo de xadrez. Bergman no seu melhor.

9 comentários:

  1. Bela lista Narrador, estão pelo menos 2 obras primas aí, o Sétimo Selo e o Metropolis. O the Last Action Hero veio-me à memória :P

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Haha, poderia vir empatado em primeiro com o The Seventh Seal, considerando o contexto xD

    ResponderEliminar
  3. Fantástica lista. A sequência de Monty Python é simplesmente engraçadíssima. Não poderia faltar o filme de Bergman, primeiro lugar merecido!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Lê! O terceiro filme dos Monty Python é muito subestimado, fico contente por saber que há mais gente por ai que também gosta do filme :) Abraço

    ResponderEliminar
  5. Bons tops, ainda me lembro do das frutas :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. É um top muito interessante, realmente.
    Nem conhecia até (nenhum mesmo e creio que só vi o do Monty Python pela tv e há muito tempo - não me és estranha a imagem)

    Não há assim uma personagem vestida num daqueles tipo "Sei o Que Fizeste o Verão Passado"? Tenho uma vaga ideia que sim mas...

    ResponderEliminar