sexta-feira, 13 de abril de 2012

TOP5: Beijos

Hoje é o Dia Internacional do Beijo! Por isso, aqui vai um Top5 comemorativo das 5 melhores e mais memoráveis beijocas da sétima arte.

05. Lady And The Tramp (vários realizadores, 1955)
Um beijo canino e com sabor a esparguete.

04. Titanic (James Cameron, 1997)
Peguem nos lenços de papel, o Titanic está prestes a ir ao fundo! Mas não antes de um beijinho na proa... e de sexo num carro... e da aparição das mamocas da Kate Winslet.

03. Casablanca (Michael Curtiz, 1942)
Continua a ser um dos filmes mais falados e conhecidos de sempre, e muito graças à química inimitável entre Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, que culmina, para as suas personagens cheias de passado e remorsos, com um beijo apaixonado no escuro. "You must remember this..."

02. From Here To Eternity (Fred Zinnemann, 1953)
O eterno beijo molhado na praia.

01. Vertigo (Alfred Hitchcock, 1958)
Tem de ser o primeiro na minha lista; Hitchcock filma o chocho mais hipnotizante do cinema, completo com néons atrás de cortinas, a câmara a rodopiar à volta de James Stewart e Kim Novak e uma belíssima história por detrás.

7 comentários:

  1. Excelente primeiro lugar! Não poderia concordar mais! :)

    Cumps cinéfilos.

    ResponderEliminar
  2. Não conheço o beijo do primeiro lugar, mas preciso dizer que todos os outros são verdadeiramente muito interessantes. Gosto bastante do primeiro beijo entre os protagonistas de "An Affair to Remember", que é poético, embora não se lhe vejamos.

    ResponderEliminar
  3. Belos exemplos e ainda para mais com esse primeiro lugar, digno de todo o pedestal que haja para o honrar porque é excelente (dos raros filmes a que dou 10/10).

    Há duas fases de beijos de paixão em "Vertigo".
    - Uma é precisamente desse que apontaste no artigo, que é quando se dá o momento da revelação de identidade.
    - O outro é o da fase final, o do clímax com resignação da relação, onde ela finalmente acentua o cariz de anti-romance presente no filme (tal como o de Casablanca) conduzindo a uma entrega sentida de total arrebatamento de ambos, premiando com chave de ouro todo o turbilhão que foi o filme até aí. É esta segunda fase que mais prefiro e sempre aponto... mas nunca tinha reflectido nesse beijo que apontaste, o que até é uma lufada de ar fresco para mim. Está bem visto, Narrador. Gostei bastante.

    Já agora, é esta a que me refiro do "Vertigo":
    http://armpauloferreira.blogspot.pt/2011/08/cine-cena-vertigo-o-beijo.html

    ResponderEliminar
  4. Luís, simplesmente tens de ver o Vertigo! O melhor filme do Hitchcock, o que é dizer imenso :) Nunca vi o An Affair To Remember.

    Paulo, exactamente! São sem dúvida dois beijos muito diferentes e é fantástico como o argumento usa um gesto tão simples e impulsivo para aludir às dualidades do filme.

    ResponderEliminar
  5. Belo Top. :) E o primeiro lugar é também o meu preferido destes 5. :)

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar
  6. Conheço todos os beijos desta lista mas o beijo do elevador no Drive e, acima de tudo, o beijo do Ivan's Childhood do Tarkovsky tinham de fazer parte de qualquer lista dos maiores (ou melhores) beijos do cinema. Isto para não falar nos beijos do Rhett à Scarlett. Ainda assim uma boa lista. Devia ser um top 10 :D

    ResponderEliminar
  7. O do Ivan's Childhood é muito bom, sem dúvida!

    ResponderEliminar