segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TOP5: Westerns Revisionistas

05. The Proposition (John Hillcoat, 2005)
Apesar da definição de western revisionista ser um pouco vaga, o género tem sido muito revisitado nos últimos anos e em molde diferentes dos habituais na altura de maior popularidade, nos anos 40, 50 e 60. The Proposition é um filme que, pelo seu negrume e visceralidade, dificilmente seria possível há umas décadas. 

04. The Three Burials Of Melquiades Estrada (Tommy Lee Jones, 2005)
Ambientado em tempos mais modernos, este filme apresenta uma desconstrução invulgar da mitologia do género, em que a personagem principal nem sempre toma atitudes moralmente correctas e a história avança de forma não cronológica. Uma interpretação de grande contenção de Tommy Lee Jones e um argumento de qualidade de Guillermo Arriaga (Amores Perros, Babel).

03. No Country For Old Men (Ethan Coen, Joel Coen, 2007)
Um jogo de gato e rato anti-climático, sardónico e rigoroso como só os irmãos Coen conseguem fazer. O vilão protagonizado por Javier Bardem é inesquecível, pela sua silenciosa intensidade, pela sua arma original, pelo seu corte de cabelo.

02. The Assassination Of Jesse James By The Coward Robert Ford (Andrew Dominik, 2007)
A análise melancólica de uma personagem cuja fama atravessa gerações e de um faroeste em decaimento. Em termos de fotografia, um dos melhores trabalhos dos últimos anos.

01. There Will Be Blood (Paul Thomas Anderson, 2007)
Uma meditação sobre violência, ganância e vingança, There Will Be Blood é denso e atípico, os diálogos e os olhares são mais perigosos que balas e tanto a religião como o petróleo escurecem a paisagem. Por muitas razões, o western que Kubrick nunca realizou - acho que esta impressão fica vincada com os 20 minutos finais.

7 comentários:

  1. Boa lista, vi todos e There Will Be Blood é sem duvida uma grande obra prima

    ResponderEliminar
  2. Óptimas referências, e estou inteiramente de acordo com os dois lugares cimeiros.

    E sempre que se fala de westerns revisionistas, refiro sempre LAST MAN STANDING (http://www.imdb.com/title/tt0116830/), de Walter Hill, como um dos primeiros títulos deste "movimento" do cinema contemporâneo. Embora não seja perfeito, parece-me quase obrigatório para a compreensão desta ressurreição do género.

    Cumps cinéfilos.

    ResponderEliminar
  3. Esta definição (ou ressureição do género) sempre me pareceu vaga e num certo sentido até incoerente. Mas falando das escolhas, são todas óbvias, mas nem por isso deixam de ser muito boas e verdadeiros chavões do género (muito embora o There Will Be Blood seja o que mais foge da categorização).

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade; pessoalmente gosto do termo, permite algum distanciamento entre os westerns mais modernos e os clássicos. Abraço

      Eliminar
  4. Gosto de todos esses. Recentemente vi DESAPARECIDAS e PACTO DE VINGANÇA que também merecem estar nesta lista.

    O Falcão Maltês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço o segundo, mas tenho curiosidade quanto ao primeiro, quanto mais não seja pela Cate Blanchett. Obrigado pelo comentário :)

      Eliminar