sábado, 2 de fevereiro de 2013

SONDAGENS: Janeiro de 2013

Qual é o teu preferido para o Óscar de Melhor Filme?


  1. Amour (47%)
  2. Beasts Of The Southern Wild (23%)
  3. Django Unchained (17%)
  4. Zero Dark Thirty (5%)
  5. Les Misérables (5%)
  6. Argo (0%)
  7. Lincoln (0%)
  8. Life Of Pi (0%)
  9. Silver Linings Playbook (0%)
Amostra: 17 votos.

Se a Academia fosse composta apenas por leitores deste blog, Michael Haneke bem que podia começar a arranjar espaço em casa para pôr o Óscar de Melhor Filme ao lado das 2 Palmas de Ouro que já tem, uma delas por Amour, o seu mais recente filme. Dia 24 veremos se tal se confirma!

9 comentários:

  1. Ainda me questiono se será possível um filme conseguir ganhar em simultâneo "Melhor Filme" e "Melhor Filme Estrangeiro". Para mim, Amour ganharia nas categorias todas em que está envolvido... a Riva mereceria, o realizador-autor também...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho essa dúvida, a ideia de nomear um filme em ambas as categorias é muito estranha :/ Vou torcer pelo Haneke!

      Eliminar
  2. Mas só podem concorrer filmes americanos à categoria de melhor filme? Penso que não, eles é que normalmente consideram os seus os melhores.

    Se um filme nomeado a melhor filme estrangeiro consegue entrar na outra, à partida vencerá pelo menos o de melhor filme estrangeiro.

    Enfim, não sou grande conhecedor dos óscares, e acho estranho é não acontecer isto mais vezes. Quanto ao "Amour" ficava bem entregue, mas não vai acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cena é que a Academia é americana (mesmo tendo membros estrangeiros), logo os nomeados para Melhor Filme deviam ser americanos ou anglo-saxónicos e os nomeados para Melhor Filme Estrangeiro deviam ser todos os outros. Digo eu, se não a distinção não faz sentido.

      Se não me engano, isto só tinha acontecido em 1970 com o Z do Costa-Gavras (ganhou Melhor Filme Estrangeiro).

      Eliminar
  3. Não sabia que deviam ser só americanos. Os Bafta não nomeiam filmes só ingleses se não estou em erro, por exemplo.

    Ok, anglo-saxónicos, é a língua. Se for o caso então é que não faz mesmo sentido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não há nenhuma regra, estou só a dizer o que me parece lógico :P Se há 2 categorias diferentes, não percebo porque misturam, para isso mais valia haver só Melhor Filme, sempre com 10 nomeados (actualmente podem ser entre 5 e 10).

      Eliminar
  4. Amour, claro, um dos votos é aliás meu :). Quanto à questão da Academia, não sei, não acredito que Amour terá hipóteses sequer na categoria de melhor filme, estar nomeado por si só já é um triunfo. Acredito, isso sim, que vá ganhar com toda a naturalidade a de melhor filme estrangeiro.

    De nada e obrigado nós pela participação. É sempre um prazer poder interagir com outras pessoas que tanto gostam da sétima arte como nós.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (a segunda parte do comentário é para esquecer - é o que dá copy pastes de um lado para o outro :P)

      Eliminar
    2. Haha, às vezes acontece, Jorge :P Seja como for, fico contente por ver o Haneke a receber tanta simpatia, há 10 anos, quando o descobri, sentia-me sozinho a defender o homem.

      Eliminar