quarta-feira, 14 de março de 2012

TOP5: Alien

05. Alien 3 (David Fincher, 1992)
Apesar do seu ambiente claustrofóbico, é o filme mais aborrecido da saga, com pouco enredo e uma ideia algo rebuscada. Ripley não parece a mesma nas suas reacções.

04. Alien Resurrection (Jean-Pierre Jeunet, 1997)
O criativo Jeunet é chamado para a realização dum filme da Saga e não desilude em termos visuais, um filme irrepreensível nesse aspecto.

03. Alien Vs. Predator (Paul W.S. Anderson, 2004)
Este filme recebeu muito criticismo quando saiu, mas considero-o uma fusão muito boa de duas criaturas conhecidas, as explicações dadas pelo argumento são convincentes e há muito suspense no meio da neve. Um filme diferente desta saga.

02. Aliens (James Cameron, 1986)
Menos intenso que o original, com mais acção e efeitos especiais mais elaborados, nota-se o toque de Cameron ao tornar o andróide deste filme um dos heróis, um subtil enaltecimento do seu eterno optimismo relativamente à tecnologia.

01. Alien (Ridley Scott, 1979)
Um dos filmes mais intensos e claustrofóbicos alguma vez feitos, capaz de fazer qualquer um guinchar na cadeira. Quando o alien se aloja e sai disparado da barriga dum dos tripulantes da nave, é a definição de terror. Sigourney Weaver como Ripley é fantástica.

9 comentários:

  1. Gostei muito do Top, parabéns! Concordo a 100% ;)

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo!
    Se bem que faria um top6 para distanciar o Aliens de Cameron do Alien de Scott pois este é uma obra-prima!

    Abraço
    Frank and Hall's Stuff

    ResponderEliminar
  3. É uma ótima série. Se o filme de Scott é tecnicamente perfeito, a sequência de Cameron é adrenalina pura.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante o top!

    Ainda mais quando incluis spin-off "AvP" no top e este se intromete entre os 4 filmes da saga.
    Por acaso eu aprecio bastante esse filme, apesar de muitos o desconsiderarem como pertencente. Funciona bem para ambas as sagas, a dos aliens e a dos predadores e ainda porcima tem a bela e formosa Sanaa Lathan (há uns 10 anos atrás era... upa upa).
    Por acaso acho que o AvP fornece imensos dados sobre a mitologia de Aliens (tem o actor Lance a dar a noção sobre os androides...) muito válidos. A seuela AvP2 é que não vale nada... daaase tão fraco!

    Sou daqueles que acha que a saga é uma trilogia e depois tem um novo acréscimo (o Aliens 4). Por essa razão, o Aliens 3 mereceria estar num terceiro lugar (4 4 em quarto e o AvP em 5º, por exemplo)
    Vamos ver como Ridley Scott supera a expectativa sobre as prequelas desta saga. É que "Prometheus"... promete!!! (E tem a Noomi Rapace, yeah!)

    Bom top!

    ResponderEliminar
  5. O AVP2 é uma merda, por isso é que é o único filme a ficar de fora :P Mas concordo plenamente sobre o primeiro, oferece muitos dados interessantes e explora muito bem a premissa, para além do cenário ser espectacular.

    Obrigado pelos comentários!

    ResponderEliminar
  6. Realmente, trata-se mesmo de uma boa série, mas o o primeiro filme é mesmo uma obra singular. Gosto do desenvolvimento, do climam angustiante, da fotografia escura, tudo é eficiente.

    ResponderEliminar
  7. O Aliens é mil e duas vezes melhor que o Alien!! :)

    ResponderEliminar
  8. É uma das minhas sagas sci-fi favoritas, gosto sempre de ver abordado qual(ais) o(s) melhor(es) da saga.

    Apenas não concordo muito com o 5º lugar do Alien3, trata-se de um filme que sofreu diversos constrangimentos mas que o tempo — e poderá, de facto, ser muito — encarregar-se-à de fazer justiça.

    Melhor que o AvP é de certeza... :)

    Cumps cinéfilos.

    ResponderEliminar
  9. É o pior filme do David Fincher para mim. Ainda bem que gostaste do top :D Abraço

    ResponderEliminar