domingo, 20 de maio de 2012

TOP5: Comboios

05. Closely Watched Trains (Jiri Menzel, 1966)
Os comboios enquanto metáfora sexual e política, sobre um jovem com necessidades, que trabalha numa estação, e numa altura de muita conturbação social, mais concretamente, em plena Segunda Guerra Mundial.

04. Strangers On A Train (Alfred Hitchcock, 1951)
Um homem convence outro, que acabou de conhecer, de que dois estranhos podem cometer um homicídio um pelo outro e safarem-se. Isto tudo, durante uma educada e longa viagem de comboio.

03. The Great Train Robbery (Edwin Porter, 1903)
Esta curta arcaica continua a ser um dos filmes mais influentes de sempre, pelo que o seu lugar nesta lista sobre comboios é merecido. Vejam-na e depois vejam o assalto a um comboio no início de The Assassination Of Jesse James By The Coward Robert Ford, por exemplo. Ou quantas vezes não foi já replicado o plano final de um homem armado a disparar directamente contra a câmara? Pois.

02. Hugo (Martin Scorsese, 2011)
O que é impressionante neste filme é a reverência que Martin Scorsese revela a tudo o que dele faz parte. O cinema, sim, acima de tudo, mas ver estações de comboio a brilhar, dezenas de planos de comboios de todos os ângulos possíveis e imaginários, com fumo a sair do que parecem ser escamas de ferro, as rodas a roncar pelos carris, tudo isso faz de Hugo uma experiência visual maravilhosa.

01. The General (Buster Keaton, Clyde Bruckman, 1926)
Para além de ser o melhor filme do Buster Keaton, logo um dos melhores filmes mudos de sempre, contém a cena mais cara da história do cinema mudo: um comboio atravessa uma ponte que explode, atirando as carruagens para o rio.

2 comentários:

  1. Gostei do Top, mas desde que li o livro Strangers on the train que fiquei com a ideia que o filme esta muito mal aproveitado.

    1 abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nunca li nenhum livro que tenha servido de base a filmes do Hitchcock :/ No entanto, continuo a gostar imenso do Strangers On A Train, em especial da fotografia muito escura.

      Eliminar